afp__20260519__b3c393a__v2__highres__topshotdrcongohealthvirusebola-892641.jpg

Autoridades francesas confirmaram nesta quarta-feira (24) o primeiro caso de ebola em território francês. O paciente é um médico que estava em missão humanitária na República Democrática do Congo (RDC), país que enfrenta um surto da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, foi feita a “identificação de um primeiro caso positivo” do vírus, e o doente recebeu atendimento imediatamente após chegar ao território francês. Em seguida, ele foi transferido para um centro hospitalar especializado em doenças infecciosas de elevada transmissibilidade.

Em comunicado, o ministério informou que o paciente está em isolamento e que as autoridades avaliam possíveis contatos do médico com outras pessoas. A nota acrescenta que o risco para a população europeia continua classificado como baixo.

A RDC enfrenta o 17º surto de ebola, declarado em 15 de maio. De acordo com o texto, o surto já provocou mais de mil casos de infecção e 267 mortes. O vírus também já foi detectado em Uganda.

Este é o primeiro caso identificado fora do continente africano desde o início da epidemia. O texto também informa que não há vacina ou tratamento para este surto, transmitido pelo vírus Bundibugyo. Em junho, a Organização Mundial da Saúde reconheceu que a transmissão da doença estava aumentando, apesar do reforço das medidas sanitárias.

Ainda assim, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) mantém a avaliação de risco como baixa para a população em geral na Europa.

Fonte: Jornal de Brasília

Olá, NÃO VÁ,
EMBORA AINDA!

Inscreva-se para receber as notícias em primeira mão em sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Destaques Portal Standarte

Relacionadas

Menu